O sistema Start-Stop divide opiniões entre motoristas. Enquanto alguns apreciam a tecnologia, outros a consideram desnecessária. Esse sistema desliga o motor em paradas curtas, como semáforos, e religa automaticamente ao soltar o pedal do freio (em automáticos) ou acionar a embreagem (em manuais). O objetivo é reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
O Sistema Start-Stop e sua História

A polêmica em torno do Start-Stop surge do desconforto que alguns motoristas sentem com o ligar e desligar do motor. Outros não percebem uma economia significativa no consumo diário. O primeiro carro a adotar essa tecnologia foi o Fiat Regata ES, em 1983. No Brasil, o Fiat Uno Evolution, lançado em 2014, foi o pioneiro entre os populares.
O Uno Evolution trouxe o sistema Start-Stop desenvolvido pela Bosch, prometendo economia de combustível de até 20%, dependendo das condições de uso. Equipado com motor 1.4 8V Fire, o carro entrega 88 cv e 12,5 kgfm com etanol, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.
Especificações do Fiat Uno Evolution

O Uno Evolution acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge velocidade máxima de 172 km/h. Entre os itens de série, destacam-se direção assistida, duplo airbag, rodas de liga leve, luzes de neblina, volante multifuncional, sistema de som com Bluetooth e retrovisores elétricos.
Para suportar o Start-Stop, o carro recebeu melhorias como um motor de partida com vida útil de 340.000 ciclos, pneus de baixa resistência ao rolamento, bateria de 60 Ah e alternador de 120 Ah.
Dirigindo o Fiat Uno Evolution

Ao volante, o Uno Evolution mantém a força desde baixas rotações, com uma relação peso-potência de 11,25 kg/cv. O sistema Start-Stop opera suavemente e pode ser desativado, ao contrário de modelos como o Pulse e o Fastback T200 Hybrid, que não oferecem essa opção.
Antes de desligar o motor, o sistema verifica se portas e capô estão fechados e se a velocidade foi superior a 7 km/h por pelo menos dois segundos. Para religar, basta pressionar a embreagem, com partida em 0,4 segundo.
O câmbio de cinco marchas oferece engates precisos, e as suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira garantem uma condução confortável, típica dos carros da marca.
O Fiat Uno Evolution, um avanço em sua época, pode ser encontrado no mercado de usados por cerca de R$ 40.000.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Auto Mais TV