O Volkswagen Tera, novo SUV de entrada da marca no Brasil, será apresentado oficialmente durante o Carnaval carioca, em 2 de março. O modelo, que terá a versão topo de linha chamada “High”, promete ser mais acessível e diferente dos utilitários atuais da Volkswagen. Posicionado abaixo do Nivus e T-Cross, o Tera terá preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, com potencial para se tornar o SUV mais vendido da fabricante no país.
Detalhes do Lançamento do Volkswagen Tera
O aguardado Volkswagen Tera será revelado em um evento especial durante o Carnaval no Rio de Janeiro. A versão “High” do Tera, que remete ao antigo Up!, será a mais sofisticada do modelo. A escolha do nome “High” é uma simplificação do tradicional “Highline”, usado em outros veículos da marca, indicando uma proposta mais acessível.
A Volkswagen ainda não divulgou todas as configurações do Tera, mas já se sabe que ele ficará abaixo do Nivus e T-Cross em termos de preço. Com valores entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, o Tera tem potencial para se tornar o SUV mais vendido da marca no Brasil. Atualmente, o T-Cross tem preços entre R$ 119.990 e R$ 184.490, enquanto o Nivus varia de R$ 143.990 a R$ 160.790.
Especificações e Design do Volkswagen Tera
O design do Tera lembra um Porsche, segundo executivos da Volkswagen. A versão mais cara pode vir equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de LED, características vistas no modelo durante o Rock in Rio. O motor TSI 170 de 116 cv e 16,8 kgfm de torque será uma das opções, com transmissão manual de cinco ou automática de seis velocidades.
Para as versões mais básicas, o Tera contará com o motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv, o mesmo do Polo Track. Construído sobre a plataforma MQB A0, o Tera terá medidas semelhantes ao Polo e Nivus, com entre-eixos de 2,57 metros. Ele competirá diretamente com modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse, que têm preços iniciais de R$ 106.990 e R$ 107.990, respectivamente.
Produção e Interior do Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera será produzido na fábrica de Taubaté, São Paulo, utilizando a estrutura do Skoda Fabia. Elementos como as colunas A e B, portas laterais e base dos painéis internos serão compartilhados com o modelo europeu. O interior do Tera promete ser distinto dos outros modelos da Volkswagen no Brasil, mas com itens comuns ao Nivus, como a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Autoesporte