O Toyota Yaris Cross híbrido está prestes a chegar ao Brasil, prometendo ser um dos SUVs compactos mais econômicos do mercado. Com produção confirmada na fábrica de Sorocaba (SP), o modelo deve ser lançado entre o segundo e o terceiro trimestres de 2025. A expectativa é alta, especialmente após o sucesso do veículo em mercados como o Chile, onde já está disponível.
Características do Toyota Yaris Cross híbrido
O Yaris Cross híbrido se destaca por sua plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA usada em modelos como o Corolla. O motor flex de 1.5 litro, que pode gerar até 110 cv, é uma evolução do modelo anterior, com melhorias para atender às normas do Proconve L8. A versão híbrida combina um motor elétrico de 80 cv, resultando em uma potência combinada de até 115 cv com etanol no Brasil.
O câmbio transeixo, semelhante ao dos modelos Corolla híbridos, é acompanhado por baterias de íons de lítio de 0,7 kWh. Este sistema permite a recuperação de energia durante as desacelerações, aumentando a eficiência do veículo. Com dimensões generosas para um SUV compacto, o Yaris Cross mede 4,31 metros de comprimento e oferece um porta-malas de até 471 litros nas versões a combustão.
Desempenho e Consumo
O consumo de combustível é um dos principais atrativos do Yaris Cross híbrido. No Chile, o modelo alcança médias de 32,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na rodovia com gasolina. No Brasil, a expectativa é que o consumo chegue a 25 km/l, mesmo com a gasolina contendo 30% de etanol. Este desempenho coloca o Yaris Cross à frente de concorrentes como o Hyundai Creta e o Volkswagen T-Cross, que atingem no máximo 14 km/l.
Apesar do excelente consumo, o desempenho do Yaris Cross não é seu ponto forte. Modelos turbinados como o Creta 1.6 TGDi e o T-Cross 250 TSI oferecem acelerações mais vigorosas. No entanto, o foco do Yaris Cross é a economia de combustível, e nesse quesito, ele se destaca.
Interior e Tecnologia
O interior do Yaris Cross é simples, com predominância de plásticos duros. O quadro de instrumentos digital de 7 polegadas exibe informações sobre a regeneração da bateria, enquanto a central multimídia de 10,1 polegadas oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No entanto, a interface é considerada genérica e a qualidade da câmera de ré deixa a desejar.
O espaço interno é um ponto positivo, com conforto para os passageiros do banco traseiro, mesmo para pessoas mais altas. A versão híbrida chilena inclui saídas de ar-condicionado e entradas USB tipo C para os passageiros traseiros. No entanto, o couro sintético dos assentos pode esquentar bastante.
Segurança e Preço
O Yaris Cross nacional deve vir equipado com seis airbags, sensores de estacionamento e parte do pacote Toyota Safety System (TSS), que inclui frenagem autônoma emergencial e alertas de ponto cego e de evasão de faixa. O preço estimado para o modelo no Brasil varia entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, posicionando-o como o novo carro de entrada da Toyota no país.
Com um tanque de combustível de apenas 36 litros, o Yaris Cross pode alcançar uma autonomia urbana de até 1.162 km, superando seus concorrentes. Este modelo é parte do investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil até 2030, com R$ 5 bilhões previstos até 2026.
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Imagem Toyota/Divulgação