O imposto de veículo do Reino Unido, conhecido como Vehicle Excise Duty (VED), é uma taxa anual obrigatória para quem dirige ou estaciona veículos em vias públicas no Reino Unido. Desde sua introdução em 2001, o VED passou por várias mudanças, incluindo ajustes significativos em 2025 para se alinhar às novas realidades do mercado automotivo, especialmente no que diz respeito aos veículos elétricos (EVs).
Entendendo o VED e suas Regras
O VED é aplicado a carros, motocicletas, veículos leves e pesados em todo o Reino Unido. Embora muitas vezes chamado de “imposto de estrada”, o VED não financia diretamente projetos rodoviários. Em 2022/23, o VED arrecadou £7,4 bilhões, com previsão de aumento para £9,4 bilhões até 2027/28.
Em 2020, o VED foi atualizado para incentivar a posse de veículos elétricos, ajustando-se ao índice de preços ao consumidor e adotando o regime de testes de emissões WLTP. A partir de abril de 2025, EVs passaram a pagar uma taxa inicial de £10, seguida de uma taxa padrão de £195 a partir do segundo ano.
Alterações no VED a partir de 2025
As mudanças de 2025 no VED impactaram principalmente os veículos elétricos. EVs novos agora pagam uma taxa inicial de £10 e, a partir do segundo ano, uma taxa padrão de £195. Carros com preço de lista acima de £40.000 também pagam o suplemento para carros caros nos primeiros cinco anos.
Para híbridos, a taxa do primeiro ano para carros que emitem 1-50g/km de CO2 subiu para £110, enquanto para aqueles que emitem 51-75g/km, a taxa é de £135. Carros registrados entre 1 de abril de 2017 e 31 de março de 2025 também pagam a taxa padrão de £195.
Cálculo do Imposto de Veículo do Reino Unido
Para carros registrados entre 1 de março de 2001 e 31 de março de 2017, o VED é baseado nas emissões de CO2. Carros registrados após 1 de abril de 2017 pagam uma taxa fixa a partir do segundo ano. Veículos com preço de lista superior a £40.000 pagam o suplemento para carros caros.
Carros registrados antes de 1 de março de 2001 são taxados com base no tamanho do motor. Motores até 1549cc pagam £170 por ano, enquanto motores maiores pagam £280.
Bandas de Imposto para Carros Registrados a partir de Abril de 2017
Em abril de 2017, o governo introduziu novas bandas de imposto: zero, padrão e premium. Carros novos pagam uma taxa inicial baseada nas emissões de CO2 e, a partir do segundo ano, uma taxa padrão de £195. Carros com valor acima de £40.000 pagam £425 adicionais por ano nos primeiros cinco anos.
Emissões de CO2 (g/km) | Taxa do primeiro ano | Taxa padrão |
---|---|---|
0 | £10 | £195 |
1-50 | £110 | £195 |
51-75 | £130 | £195 |
76-90 | £270 | £195 |
91-100 | £350 | £195 |
101-110 | £390 | £195 |
111-130 | £440 | £195 |
131-150 | £540 | £195 |
151-170 | £1360 | £195 |
171-190 | £2190 | £195 |
191-225 | £3300 | £195 |
226-255 | £4680 | £195 |
Acima de 255 | £5490 | £195 |
Isenções e Pagamento do VED
Alguns veículos estão isentos do VED, como veículos históricos fabricados antes de 1 de janeiro de 1983, veículos para passageiros com deficiência e veículos agrícolas. Se o carro não for usado em vias públicas, é necessário declarar ao DVLA com um SORN.
Para pagar o VED, você pode acessar o site oficial do governo do Reino Unido ou ligar para 0300 123 4321. Também é possível pagar em agências dos correios. O valor pode variar dependendo do método de pagamento escolhido.
Desde 2014, não é mais necessário exibir um disco de imposto no veículo. No entanto, ao vender ou comprar um carro, o novo proprietário deve pagar o VED antes de dirigir.
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Via Autocar