Bob Wallace: O Pioneiro dos Primeiros Lamborghinis

Roberto Soares

Quando falamos sobre os primeiros Lamborghinis, um nome se destaca como um farol na história automotiva: Bob Wallace. Este pioneiro não apenas testou os protótipos que definiriam a marca, mas também moldou o futuro da Lamborghini com sua paixão e habilidade inigualáveis. Vamos mergulhar na jornada de Wallace, desde suas raízes na Nova Zelândia até se tornar a lenda por trás dos primeiros Lamborghinis.

A Chegada na Europa: O Início de Uma Lenda

Nascido na Nova Zelândia em 1938, Bob Wallace tinha uma paixão ardente por carros desde muito jovem. Decidido a estar no coração do automobilismo, ele partiu para a Europa. Sua jornada começou na Inglaterra, trabalhando para a Lotus, e logo o levou à Itália, onde teve a oportunidade de trabalhar em alguns Maseratis Birdcages e, posteriormente, na Ferrari como mecânico chefe para a lenda das corridas Phil Hill.

Wallace e Lamborghini: Uma Parceria Destinada

Em 1963, Wallace percebeu que era hora de uma mudança. A pouca distância de Modena, uma nova fábrica estava sendo construída em Sant’Agata, atraindo Wallace para o que seria a aventura de sua vida. Junto com Ferruccio Lamborghini e os engenheiros Giampaolo Dallara e Paolo Stanzani, Wallace ajudou a moldar a lenda da Lamborghini. Sua experiência como mecânico foi crucial no desenvolvimento do motor V12 concebido por Giotto Bizzarrini, transformando-o em um motor gran turismo mais civilizado.

Wallace: O Testador e o Inovador

Wallace não era apenas um mecânico talentoso; ele se tornou o testador de protótipos da Lamborghini, dirigindo-os em altas velocidades em estradas públicas, muitas vezes à noite para evitar problemas com a polícia. Seu instinto, conhecimento e habilidades de condução logo o tornaram indispensável na Lamborghini. Além de testar, Wallace passava noites e fins de semana na fábrica, modificando e ajustando os carros em produção. Ele teve uma mão livre para usar o equipamento mais moderno da fábrica, com acesso total ao armazém de peças da Lamborghini.

Os Especiais de Bob Wallace

Wallace criou uma série de carros únicos baseados no Lamborghini Jarama, Miura e Urraco, cada um solidificando ainda mais a lenda da Lamborghini. O Miura Jota, por exemplo, era um carro de corrida legalizado para as ruas, com painéis de metal rebitados e um V12 especialmente ajustado, tornando-o um verdadeiro monstro. O Jarama ‘Bob’, pintado de laranja brilhante, e o Urraco Bob, um protótipo pré-produção modificado para corridas, são apenas alguns exemplos do gênio de Wallace.

Legado e Vida Posterior

Com a venda de uma parte significativa da Lamborghini para investidores suíços e a saída de Ferruccio Lamborghini da empresa, Wallace e sua esposa, Anna, retornaram à Nova Zelândia em 1975. Entretanto, a monotonia os levou a se mudarem para Phoenix, Arizona, onde Wallace fundou sua própria garagem, especializando-se em Lamborghinis e Ferraris, até seu falecimento em setembro de 2013.

Bob Wallace foi mais do que um mecânico ou testador; ele foi um visionário que deixou uma marca indelével na Lamborghini e no mundo automotivo. Sua paixão, habilidade e inovação continuam a inspirar entusiastas e engenheiros até hoje. Wallace não apenas testou carros; ele testou os limites do que era possível, criando lendas que ainda reverberam no coração dos fãs de carros em todo o mundo.

Para mais informações sobre Bob Wallace e seu papel na Lamborghini, confira este livro: Lamborghini: At the Cutting Edge of Design.

Fonte: The Life & Times of Bob Wallace: Lamborghini’s Ace Test Driver.

Imagens: Wikimedia

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

Receba as últimas notícias direto no seu e-mail