Descubra a Cidade Origem do Carro pela Placa

Roberto Soares

A adoção das placas Mercosul no Brasil trouxe mudanças significativas, dificultando a identificação imediata da cidade e estado de origem dos veículos. As novas placas não exibem mais essas informações na tarja superior, mas é possível descobrir a cidade de origem usando o aplicativo Sinesp Cidadão, um recurso oficial do Ministério da Justiça. O app permite verificar dados como marca, modelo e local de registro do veículo, além de registrar alertas de roubos.

A introdução das placas Mercosul no Brasil alterou a forma como identificamos a origem dos veículos. Antes, bastava uma rápida olhada para saber de onde vinha o carro, mas agora isso ficou mais complicado. As novas placas não mostram mais a cidade e o estado na tarja superior, apenas o país de origem.

Descobrindo a Cidade de Origem

Apesar da mudança, ainda é possível descobrir a cidade de origem de um carro. Para isso, é necessário usar o aplicativo Sinesp Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Este app é seguro e legal para quem deseja obter informações sobre o veículo.

O Sinesp Cidadão permite que o usuário insira as letras e números da placa Mercosul. Em poucos segundos, o aplicativo fornece detalhes como marca, modelo, ano de fabricação, cidade e estado onde o veículo foi registrado pela primeira vez.

Além disso, o app oferece a possibilidade de registrar alertas de roubos e furtos, informando o local do incidente. Outras funcionalidades incluem a busca por pessoas procuradas ou foragidas da Justiça.

Motivos para a Mudança nas Placas

As placas Mercosul, que em breve serão obrigatórias em todo o Brasil, não exibem mais o nome do município e estado de origem. A única inscrição visível é a do país. Originalmente, o projeto previa brasões do estado e município na lateral da placa, mas isso foi alterado.

Segundo o Detran do Rio de Janeiro, a mudança ocorreu porque os brasões eram estampados na mesma placa que outras informações, como o QR Code. Isso dificultaria a troca de informações caso o proprietário mudasse de cidade. No modelo antigo, bastava trocar a tarja superior.

Com a obrigatoriedade de trocar a placa completa em caso de mudança, a ideia de manter os brasões foi abandonada. Assim, descobrir a cidade de origem do carro pelas placas Mercosul tornou-se um pouco mais desafiador.

Para mais informações sobre as placas Mercosul, como combinações de letras e números ou o significado das cores, consulte fontes confiáveis.

Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

Receba as últimas notícias direto no seu e-mail