A Ferrari F80 surge como um marco na evolução tecnológica dos supercarros, combinando desempenho extremo com conforto ao dirigir. Este modelo apresenta um sistema de suspensão ativa que garante controle milimétrico em qualquer condição. A configuração da cabine “1+” é totalmente centrada no motorista, proporcionando uma experiência de condução única. O motor V6 de 120° é complementado por um eixo elétrico dianteiro, oferecendo torque e potência sem precedentes. A aerodinâmica ativa é levada ao extremo, garantindo equilíbrio perfeito em todas as situações.
Inovações Tecnológicas da Ferrari F80
A Ferrari F80 é equipada com o sistema de freios CCM-R Plus, desenvolvido em parceria com a Brembo. Este sistema utiliza fibras de carbono mais longas para melhorar a resistência mecânica e a condutividade térmica. As superfícies de frenagem são revestidas com carbeto de silício, oferecendo resistência ao desgaste e tempos de assentamento mais curtos. O motor elétrico MGU-K, desenvolvido inteiramente pela Ferrari em Maranello, é inspirado na experiência da marca nas corridas, com soluções derivadas da Fórmula 1.
O capô dianteiro de fibra de carbono da F80 possui um S-Duct, conectando as duas asas dianteiras. Este recurso inclui flaps que completam a configuração da asa triplana, inspirada no modelo 499P. A asa traseira ativa é a peça central do sistema de aerodinâmica adaptativa, permitindo que a F80 altere sua configuração conforme as condições de condução. Os sistemas de controle do veículo medem e processam aceleração, velocidade e ângulo de direção em tempo real, ajustando a posição da suspensão ativa e o ângulo da asa para otimizar o desempenho.
Desempenho e Design da Ferrari F80
Com 1200 cavalos de potência, a Ferrari F80 é o modelo mais potente já criado para as ruas. A força descendente de 1050 kg mantém o carro firmemente no chão. O motor V6 de três litros F163CF gera 900 HP, com uma potência específica de 300 hp/l. O eixo elétrico dianteiro e o motor do sistema híbrido adicionam mais 300 hp. A arquitetura do motor e muitos de seus componentes são derivados do modelo 499P, vencedor das edições de 2023 e 2024 das 24 Horas de Le Mans.
O design exterior da F80 tem um impacto visual futurista, com referências inconfundíveis à indústria aeroespacial. A arquitetura é definida por uma seção transversal em dihedral, com as duas extremidades inferiores firmemente plantadas nas rodas. A seção traseira esculpida enfatiza a musculatura da asa traseira, enquanto a seção frontal é definida por elementos arquitetônicos que homenageiam a linguagem visual do modelo F40.
Conforto e Ergonomia na Ferrari F80
O volante da F80 foi desenvolvido especificamente para este modelo, com ergonomia aprimorada. Menor que seu antecessor, possui aros superiores e inferiores achatados, melhorando a visibilidade e acentuando a sensação de esportividade. Os botões físicos nos raios do volante são facilmente identificáveis ao toque, proporcionando uma solução de uso intuitivo.
A cabine, inspirada em carros de corrida monoposto, coloca o motorista como protagonista. O cockpit envolvente converge para os controles e o painel de instrumentos, criando um efeito de casulo. O assento do passageiro é integrado ao acabamento da cabine, quase desaparecendo de vista. O espaço compacto permite acomodar uma mala de 24 horas atrás dos assentos, uma novidade em supercarros Ferrari.
A estrutura do chassi da Ferrari F80 foi projetada do zero para atender às metas de desempenho ambiciosas. Utilizando uma abordagem de materiais múltiplos, a célula e o teto são feitos de fibra de carbono, enquanto os subchassis dianteiro e traseiro são de alumínio, fixados com parafusos de titânio. O sistema de suspensão ativa foi reengenheirado para se adequar à alma de supercarro da F80.
Galeria de imagens Ferrari F80
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