Fiat Doblo no Brasil: Retorno e Produção na Argentina

Roberto Soares

A Stellantis está investindo em veículos comerciais menores, trazendo o Fiat Doblo e seus equivalentes Citroën e Peugeot para o Brasil. A produção local na Argentina visa liberar espaço para vans menores, enquanto o trio será importado da Europa em versões elétricas para competir com o Renault Kangoo E-Tech. A motorização ainda está em estudo, com opções de motores a gasolina sendo testadas no Brasil.

A Stellantis está ampliando sua linha de veículos comerciais no Brasil, focando em modelos menores. O trio Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy já domina o mercado, mas a empresa agora aposta no Fiat Doblo no Brasil e seus equivalentes Citroën Berlingo e Peugeot Partner. Esses modelos serão importados da Europa em versões elétricas, visando competir com o Renault Kangoo E-Tech.

Produção Local na Argentina

Para viabilizar essa estratégia, a Stellantis está transferindo a produção da Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200 para a fábrica de Santa Isabel, na Argentina. Isso permitirá a fabricação de vans menores na planta da Nordex. A produção local é vista como um ponto forte, especialmente para o Fiat Doblo, enquanto a fabricação dos modelos Peugeot e Citroën ainda está em análise.

Entre as marcas da Stellantis, a Fiat se destaca em vendas de veículos comerciais. O Fiorino supera o Peugeot Partner Rapid, e o Scudo e Ducato têm quase o dobro de emplacamentos em comparação com seus equivalentes Peugeot e Citroën. A estratégia pode incluir a oferta dos modelos nas três marcas para ampliar a linha de produtos.

Motorização do Novo Fiat Doblo

O novo Fiat Doblo deve usar o motor 1.2 PureTech três cilindros turbo a gasolina com 110 cv. No Brasil, as opções equivalentes são o T270 1.0 três cilindros turbo de 130 cv ou o Firefly 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv. Esses motores estão em testes no país desde o ano passado, pois precisam ser adaptados para os furgões nacionalizados.

Devido à capacidade de carga inferior a uma tonelada, o motor diesel não será liberado para o Fiat Doblo, Citroën Berlingo e Peugeot Partner. Inicialmente, o trio será oferecido apenas em versões de carga, sem opções para passageiros. A Stellantis está cautelosa quanto a esse mercado.

Com a produção local e a importação de versões elétricas, a Stellantis busca fortalecer sua presença no segmento de veículos comerciais menores no Brasil. A estratégia visa atender à demanda crescente por furgões elétricos e ampliar a oferta de modelos no mercado.

Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.

Via Auto+ TV

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

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