Fiat Uno Evolution Start-Stop: Vantagens, Desvantagens e Polêmicas

Roberto Soares

O sistema Start-Stop divide opiniões entre motoristas. Enquanto alguns apreciam a tecnologia, outros a consideram desnecessária. Esse sistema desliga o motor em paradas curtas, como semáforos, e religa automaticamente ao soltar o pedal do freio (em automáticos) ou acionar a embreagem (em manuais). O objetivo é reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

O Sistema Start-Stop e sua História

A polêmica em torno do Start-Stop surge do desconforto que alguns motoristas sentem com o ligar e desligar do motor. Outros não percebem uma economia significativa no consumo diário. O primeiro carro a adotar essa tecnologia foi o Fiat Regata ES, em 1983. No Brasil, o Fiat Uno Evolution, lançado em 2014, foi o pioneiro entre os populares.

O Uno Evolution trouxe o sistema Start-Stop desenvolvido pela Bosch, prometendo economia de combustível de até 20%, dependendo das condições de uso. Equipado com motor 1.4 8V Fire, o carro entrega 88 cv e 12,5 kgfm com etanol, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

Especificações do Fiat Uno Evolution

O Uno Evolution acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge velocidade máxima de 172 km/h. Entre os itens de série, destacam-se direção assistida, duplo airbag, rodas de liga leve, luzes de neblina, volante multifuncional, sistema de som com Bluetooth e retrovisores elétricos.

Para suportar o Start-Stop, o carro recebeu melhorias como um motor de partida com vida útil de 340.000 ciclos, pneus de baixa resistência ao rolamento, bateria de 60 Ah e alternador de 120 Ah.

Dirigindo o Fiat Uno Evolution

Ao volante, o Uno Evolution mantém a força desde baixas rotações, com uma relação peso-potência de 11,25 kg/cv. O sistema Start-Stop opera suavemente e pode ser desativado, ao contrário de modelos como o Pulse e o Fastback T200 Hybrid, que não oferecem essa opção.

Antes de desligar o motor, o sistema verifica se portas e capô estão fechados e se a velocidade foi superior a 7 km/h por pelo menos dois segundos. Para religar, basta pressionar a embreagem, com partida em 0,4 segundo.

O câmbio de cinco marchas oferece engates precisos, e as suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira garantem uma condução confortável, típica dos carros da marca.

O Fiat Uno Evolution, um avanço em sua época, pode ser encontrado no mercado de usados por cerca de R$ 40.000.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Auto Mais TV

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

Quer receber todas as nossas matérias em tempo real?
Acesse nosso exclusivo Canal do Telegram

Receba as últimas notícias direto no seu e-mail

Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.