A Maserati tinha grandes planos para veículos elétricos, mas a realidade bateu à porta. A marca italiana anunciou em 2022 que lançaria uma linha de modelos Folgore (relâmpago, em italiano), com seis novos EVs nos próximos três anos. No entanto, apenas três modelos chegaram ao mercado: o Grecale, o GranTurismo e o GranCabrio, todos versões elétricas de carros já existentes. O Maserati cancela MC20 elétrico antes mesmo de ser revelado, devido à falta de demanda e problemas financeiros.
Realidades Financeiras e Demanda
A notícia do cancelamento do supercarro elétrico da Maserati foi divulgada pela Autocar do Reino Unido. As vendas mundiais da Maserati caíram mais de 57% em 2024, passando de 26.600 carros em 2023 para 11.300 unidades no ano passado. Como resultado, a Stellantis cancelou um investimento planejado de £1,2 bilhão na marca, colocando o futuro dos modelos Folgore em risco. Enquanto alguns modelos podem estar apenas em espera, a Maserati confirmou que o MC20 Folgore foi cancelado devido à falta de demanda. Parece que poucos querem um supercarro elétrico, e menos ainda da Maserati.
As vendas do MC20 como um todo não têm sido boas. Embora seja um supercarro de seis dígitos, os concessionários estão lutando para vendê-los. Muitos concessionários reduziram milhares de dólares dos preços de etiqueta dos MC20s em seus estoques, muitos dos quais têm um a dois anos de idade.
O Futuro da Maserati e do MC20
Em vez do MC20 elétrico, a Maserati planeja melhorar a versão a gasolina do supercarro. Usando lições aprendidas com o GT2 Stradale, o MC20 regular receberá atualizações significativas, que devem aumentar a potência do motor V6 biturbo de 621 cavalos. Os problemas financeiros recentes da Maserati não estão afetando apenas os planos de EV da marca — o futuro de alguns outros modelos da Maserati também está em dúvida.
A próxima geração do SUV Levante, um modelo que está no mercado com poucas atualizações importantes desde sua introdução em 2017, deve chegar em 2027, se os planos ainda se concretizarem. A próxima geração do Quattroporte, que foi adiada para 2028, também está em risco.
Com a desaceleração das vendas de EVs, muitos fabricantes de automóveis estão mudando seus planos, cancelando EVs completamente ou reduzindo metas em favor do desenvolvimento de híbridos. A Maserati não é exceção, e o cancelamento do MC20 Folgore é um reflexo das realidades financeiras e da demanda por supercarros elétricos.
O que você acha dessa decisão da Maserati? Você acredita que os supercarros elétricos têm futuro ou são apenas uma moda passageira? Deixe sua opinião nos comentários!
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Via Jalopnik