Poucos carros capturaram melhor o espírito dos anos 2000 como o Honda Civic. Graças ao furacão que foi o primeiro filme “Velozes e Furiosos“, esses veículos modestos ganharam status lendário no mundo do cinema e do automobilismo. No coração desse sucesso estava o “assalto” que nunca esqueceremos – uma sequência em que Civics negros e ameaçadores roubavam a cena (literalmente). Exploraremos como esses carros se tornaram estrelas inusitadas e eternas, uma memória tanto para os fãs do tuning quanto para os que amam filmes de cinema. Prepare-se para mergulhar na jornada que uma vez transformou modestos modelos de Honda em gigantes do asfalto.
O Honda Civic e a Cena Tuner dos Anos 2000
Nos anos 2000, o Honda Civic era o rei indiscutível da cena tuner. Essa popularidade, em grande parte, se devia à sua versatilidade e facilidade de personalização. Se você escolhesse o modelo certo, adicionasse o motor ideal e fizesse as modificações corretas, esse carro se transformava em um verdadeiro “gigante”. Ele era capaz de causar inveja nas corridas de rua e roubar a cena em eventos automotivos.
Naquela época, o mundo do tuning estava em ebulição. Além disso, o Civic se destacou como uma das escolhas mais populares entre os entusiastas. Uma das razões era ser acessível, leve e com um design facilmente personalizável, o que o tornava um ícone automotivo. Assim, as ruas vibravam com o ronco de motores modificados, enquanto os encontros de carros se transformavam em verdadeiros shows de criatividade e habilidade mecânica.
Portanto, quando o primeiro “Velozes e Furiosos” chegou aos cinemas, fazia todo o sentido escolher o Honda Civic como carro principal. Afinal, a presença dos Civics no filme simbolizava a realidade das ruas: eles estavam em todo lugar. O Civic encapsulava o que significava ser um carro tuner. Consequentemente, sua inclusão no filme ajudou a destacar essa vibrante subcultura para o mundo.
Escolha dos Carros para o Filme
Quando se tratou de escolher os carros para o filme “Velozes e Furiosos”, os produtores enfrentaram um desafio considerável. Afinal, era preciso selecionar veículos que representassem bem a cultura tuner, além de se ajustarem ao orçamento da produção. Não havia carro que melhor simbolizasse essa cena do que o Honda Civic. Por isso, a escolha foi bastante lógica.
Inicialmente, os produtores adquiriram sete Civics para as filmagens. Compraram três modelos de 1993, dois de 1994 e um de 1995. Decidiram incluir versões EX e DX, optando por um mix de transmissões manuais e automáticas. Curiosamente, pelo menos um dos carros vinha com teto solar de fábrica, enquanto outros receberam instalações improvisadas ou falsas.
Por causa das restrições orçamentárias, a equipe precisou ser bastante criativa. Cada Civic custou entre 8.500 e 10.400 dólares, o que, na época, já representava um investimento significativo. Ainda assim, era crucial para o filme que esses carros fossem facilmente adaptáveis às demandantes cenas de ação.
Os produtores, portanto, encaravam esses Civics quase como descartáveis, prevendo danos durante as cenas. A decisão de escolher o Civic foi acertada devido à facilidade de modificação e ao baixo custo. Graças a isso, o filme conseguiu capturar a verdadeira essência da cultura tuner sem comprometer o orçamento.
Personalização e Preparação dos Civics
Transformar os Honda Civics em estrelas de ação exigiu criatividade e economia. Primeiramente, a equipe aplicou um kit de carroceria VIS Bomber GT para dar aos veículos uma aparência agressiva. Assim, os Civics ficaram com um visual intimidador, perfeito para vilões de cinema.
Além das carrocerias, a escolha das rodas também foi crucial. Optaram pelas rodas Axis Neo 7 douradas, obtidas por um custo reduzido ou até mesmo de graça. Durante a negociação, a equipe descobriu um lote de rodas que ninguém queria. Graças a isso, conseguiram adquiri-las por um preço irrisório.
No entanto, quanto ao som dos motores, o que muitos esperavam não se concretizou. Ao invés de motores altamente modificados, os roncos foram editados na pós-produção. Nos carros, instalaram apenas escapamentos baratos comprados no eBay, assumindo desde o início que os sons verdadeiros seriam substituídos no filme.
Naturalmente, os carros receberam luzes neon, um detalhe obrigatório na época para qualquer tuner. Entre todos, destacou-se o McRib Car. Modificado para cenas de close-up, este carro serviu para capturar os rostos dos atores como Vin Diesel enquanto “dirigiam”. Na verdade, era uma carcaça montada em uma plataforma especial.
Com essas personalizações, os Civics estavam prontos para suas cenas memoráveis.
As Sequências de Ação Icônicas
Os Civics não estavam apenas decorativos; eles desempenharam papéis fundamentais em cenas de ação eletrizantes. Primeiramente, temos o famoso “heist” em Long Beach. Nesse cenário, os Civics deslizavam sob um caminhão em movimento, criando uma cena tensa e inesquecível. Embora a equipe de produção tenha ajustado o trailer para aumentar o espaço, a primeira vez que os carros passaram por baixo foi um momento de pura adrenalina.
Na primeira execução, havia uma incerteza sobre se os Civics realmente passariam sob o trailer. Contudo, quando alinhados no set, a passagem foi bem-sucedida, para alívio geral da equipe. Stunt drivers experientes conduziram os carros, garantindo que tudo corresse conforme o planejado. Assim, a cena foi cuidadosamente coreografada, intensificando ainda mais a ação.
Outra sequência épica ocorreu no deserto, perto de Hemet, Califórnia. Este segundo “heist” apresentava uma coreografia ainda mais complexa com os Civics. Em um jogo de gato e rato, os carros manobravam em volta do caminhão, e a cena culminava com o carro de Letty, interpretada por Michelle Rodriguez, capotando dramaticamente. Mesmo que a cena durasse apenas alguns segundos na tela, exigiu planejamento meticuloso.
Mesmo que muitos não reconheçam, a sequência no deserto revelou muito sobre a durabilidade dos carros. Com o acabamento original ainda visível durante as acrobacias, os Civics demonstraram seu papel essencial na narrativa.
Essas cenas não apenas capturaram a emoção da rua, mas também cimentaram o status dos Civics como ícones do cinema de ação.
O Destino dos Civics Após as Filmagens
Após as eletrizantes cenas de ação de “Velozes e Furiosos”, os icônicos Honda Civics precisaram encontrar novos caminhos. Inicialmente, os carros foram armazenados em um armazém por cerca de um ano e meio. Quando começaram as filmagens de “2 Fast 2 Furious”, seis dos Civics originais foram reutilizados. Além disso, receberam novas pinturas e kits de carroceria distintos, dando-lhes nova vida nas telas.
No entanto, depois de seu retorno ao set, os Civics enfrentaram outro período de inatividade. Permaneceram guardados em um depósito por mais alguns anos até serem leiloados. Durante o leilão, os preços variavam entre mil e três mil dólares, valores surpreendentemente baixos considerando seu papel icônico.
Curiosamente, muitos dos compradores não estavam cientes da história cinematográfica dos Civics. Como resultado, os carros acabaram vendidos diversas vezes, eventualmente sendo descartados. Apesar disso, sua lenda perdura na cultura popular, sua memória alimentada por entusiastas e fãs ao redor do mundo.
Embora fisicamente ausentes, a influência dos Civics continua a ser sentida na cena automotiva. Hoje em dia, réplicas dos Civics do “heist” circulam por eventos de tuning, mantendo a chama dos anos 2000 viva. De kits de carroceria a acabamentos em detalhes, os fãs não medem esforços para reviver esses carros emblemáticos.
Legado e Réplicas dos Civics de Velozes e Furiosos
Os Honda Civics do primeiro “Velozes e Furiosos” podem ter desaparecido fisicamente, mas seu legado permanece vivo. Eles se tornaram um símbolo da era de ouro dos carros tuner e inspiram incontáveis entusiastas até hoje. Esses veículos sencivelmente modestos desafiaram supercarros e capturaram o espírito do tuning como nenhuma outra máquina.
Primeiramente, muitos fãs da franquia tentam replicar esses icônicos modelos. Usando kits de carroceria semelhantes e detalhes estéticos autênticos, essas réplicas aparecem em eventos de carros ao redor do mundo. Embora encontrar rodas Axis Neo 7 douradas seja quase impossível, o resto dos componentes ainda segue disponível para esses dedicados entusiastas.
Além disso, a presença dos Civics continua a influenciar a cultura popular. Eles são frequentemente mencionados em discussões sobre os melhores carros da franquia e em fóruns dedicados a carros de cinema. Sua simplicidade e performance transformaram-se em uma inspiração tangível para muitos jovens que buscam entrar no mundo do automobilismo.
Portanto, embora não possamos mais ver os Civics originais deslizando sob caminhões, sua essência continuará a inspirar futuras gerações. À medida que o tempo passa, a nostalgia só aumenta, solidificando seu lugar na história automotiva e cinematográfica.
Por fim, esperamos que este artigo tenha acendido a paixão de voltar a assistir ao filme ou até mesmo iniciar sua própria jornada no universo do tuning. Se você amou revisitar essa história ou tem memórias para compartilhar, não hesite em deixar um comentário ou compartilhar este artigo com outros fãs. Afinal, a lenda dos Civics de “Velozes e Furiosos” merece ser lembrada!
Imagens: Reprodução/Intenet