O Peugeot 2008 Turbo está revitalizando as vendas da Peugeot no Brasil, graças ao seu design moderno e dinâmica aprimorada. A produção do modelo foi transferida para a Argentina, mas isso não afetou sua popularidade por aqui. A fusão da PSA com a FCA, formando a Stellantis, trouxe uma nova linha de compactos que impulsionou as vendas do hatch 208 e agora do SUV 2008. Em 2023, a primeira geração do 2008 vendeu apenas 1.728 unidades, enquanto a nova versão superou essa marca mensalmente em 2024.
Design e Tecnologia do Peugeot 2008 Turbo
O Peugeot 2008 Turbo se destaca pelo visual original e requintado. Externamente, segue o padrão agressivo do 3008, enquanto internamente evolui o conceito i-cockpit com um painel de instrumentos 3D. O acabamento é de alta qualidade, e a versão GT oferece um arsenal de equipamentos, incluindo revestimento em couro sintético, teto solar panorâmico, chave presencial, iluminação em LED, ar-condicionado automático, câmera 360º e central multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento sem fio.
O motor Turbo 200, gerenciado por um câmbio CVT, é compartilhado com outros modelos da Stellantis, como o Peugeot 208, Fiat Fastback e Citroën C3. Com 1.300 kg, o 2008 é o mais pesado entre eles, mas oferece um consumo eficiente, com médias de 8,6 e 9,8 km/l com etanol e 12,3 e 13,7 km/l com gasolina na cidade e na estrada.
Desempenho e Conforto
O motor GSE 1.0 turbo de três cilindros, de origem Fiat, equipa o 2008. Embora um pequeno turbolag seja perceptível, o SUV oferece acelerações progressivas e vigorosas. O câmbio CVT com sete marchas pré-programadas contribui para o desempenho. A suspensão harmoniza conforto e estabilidade, com boa altura livre do solo de 22,8 cm, permitindo enfrentar buracos e desníveis com destreza.
O interior do 2008 é espaçoso, com boa altura interna e teto panorâmico. No entanto, o caimento do teto pode limitar o espaço para a cabeça dos passageiros traseiros. A suspensão rígida transfere algumas irregularidades para os ocupantes, mas os bancos são bem moldados e o isolamento acústico é eficaz.
Interatividade e Tecnologia
O painel i-cockpit 3D do 2008 é visualizado acima da direção, com um volante reduzido e rebaixado. A central multimídia Uconnect de 10,3 polegadas oferece conexão sem fio, enquanto a versão GT inclui chave presencial, câmera 360º e recursos ADAS, como frenagem autônoma e sensor de ponto cego. O controle de cruzeiro adaptativo, no entanto, não está presente.
O 2008 é construído sobre a arquitetura CMP, semelhante à usada na Europa, e conta com o pacote Peugeot Driver Assist. O motor Turbo 200 é moderno, mas poderia incluir o sistema de bloqueio eletrônico do diferencial, como no Fiat Fastback.
Design e Acabamento
O 2008 possui linhas ousadas e equilibradas, com destaque para a frente sem moldura e as lanternas traseiras tridimensionais. O interior é bem-acabado, com materiais de qualidade e detalhes em preto brilhante e cromados na versão de topo. O porta-malas oferece 419 litros de capacidade.

O preço do 2008 varia entre R$ 143.990 e R$ 173.990, com descontos de até R$ 15 mil. Embora não seja um campeão de vendas, representa um avanço significativo para a Peugeot no Brasil.
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