Tecnologia reduz confiabilidade em automóveis, revela estudo da J.D. Power

Roberto Soares

Os problemas com automóveis estão mais frequentes do que se imaginava, e a tecnologia é a principal culpada. O estudo de 2025 da J.D. Power sobre a confiabilidade dos veículos nos EUA revelou que a dependência de veículos novos atingiu níveis baixos. A pesquisa, que analisou problemas em veículos de 2022 ao longo de três anos de uso, mostrou que a tecnologia embarcada é um dos principais fatores que afetam a confiabilidade dos automóveis.

Estudo de Confiabilidade de Veículos da J.D. Power

O estudo da J.D. Power avalia problemas em veículos ao longo de três anos de posse, com base em respostas de 34.175 proprietários originais coletadas entre agosto e novembro de 2024. Os fabricantes são classificados por problemas a cada 100 veículos (PP100), onde uma pontuação mais baixa indica maior qualidade.

A Lexus liderou o ranking com 140 PP100, seguida pela Buick com 143 PP100, que foi a melhor entre as marcas de mercado de massa. A Volkswagen ficou em último lugar com 285 PP100. O Toyota Avalon foi o modelo mais bem avaliado.

Infelizmente, os problemas relatados aumentaram 6% em relação ao ano anterior, com uma média de 202 PP100, a mais alta desde 2009. Embora 12 fabricantes tenham obtido pontuações acima da média, 18 ficaram abaixo. A Tesla, com 209 PP100, não foi incluída no ranking final por não atender aos critérios do estudo.

A pandemia de COVID-19 contribuiu para as baixas pontuações de confiabilidade. Os modelos de 2022 foram fabricados durante os meses mais críticos da pandemia, quando as fábricas enfrentaram escassez de trabalhadores, microchips e parabrisas. Problemas na cadeia de suprimentos foram comuns, e ainda lidamos com as consequências. A escassez de inventário também fez com que os preços de carros novos e usados disparassem.

Impacto da Tecnologia nos Automóveis

A tecnologia embarcada nos veículos é uma das principais culpadas pela redução da confiabilidade. Problemas com conectividade Bluetooth e Wi-Fi são comuns, e a integração de dispositivos, como Android Auto e Apple CarPlay, continua a frustrar os proprietários. A conectividade de smartphones foi o principal problema tecnológico pelo segundo ano consecutivo, com um aumento para 8.4 PP100.

Embora os números de PP100 para software possam parecer pequenos, eles representam 9% do total de problemas. Com mais telas e menus de infotainment, essa porcentagem tende a crescer. Atualizações over-the-air também são problemáticas, com 56% dos proprietários relatando nenhuma melhoria no software após uma atualização.

Esses desafios levantam a questão sobre a eficácia dos botões físicos em comparação com as interfaces digitais. A preferência por botões pode ser uma resposta à frustração com as tecnologias atuais.

Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.

Via The Drive

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

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