Troca Correia Dentada por Corrente: Desafios e Possibilidades em Motores Modernos

Roberto Soares

Quando o tema é a troca correia dentada corrente, muitos se perguntam se é possível substituir a correia dentada banhada a óleo por uma corrente. Essa alternativa é encontrada em motores de três cilindros da Chevrolet e no 2.0 turbodiesel da Ford. A escolha pela correia dentada banhada a óleo ocorre no início do projeto do motor, pois ela reduz o atrito e é mais silenciosa, aumentando a eficiência do motor.

Desafios na Conversão de Correia para Corrente

Substituir a correia dentada por uma corrente não é uma tarefa simples para o proprietário. Isso exigiria a fabricação de polias sob medida e uma corrente com o tamanho correto. Apenas a engenharia da montadora poderia realizar tal modificação. Por exemplo, o motor 1.2 Puretech da antiga PSA, que originalmente usava correia dentada banhada a óleo, foi atualizado em 2023 para operar com corrente metálica. Essa mudança ocorreu com o lançamento da terceira geração do motor, que também trouxe outras atualizações.

Atualmente, existem kits de conversão que permitem a troca da correia dentada banhada a óleo por uma corrente, utilizando peças da versão mais recente do 1.2 Puretech. A Ford também realizou uma conversão semelhante em seu motor 1.0 turbo de três cilindros em 2020. No Brasil, esse motor foi utilizado no Fiesta, e na Europa, há kits de conversão disponíveis com peças originais.

Particularidades dos Motores e Kits de Conversão

O motor 1.0 turbo da Ford ainda utiliza uma correia dentada banhada a óleo para acionar a bomba de lubrificante, e não há conversão disponível para essa parte. Além disso, não existe essa modificação para o motor 2.0 diesel usado na Ranger e na Transit no Brasil. Já o motor de três cilindros da General Motors, presente no Onix, Tracker e Montana, não possui versões com corrente, nem kits de conversão disponíveis.

É importante esclarecer que não há uma versão com corrente desse motor no México e nos EUA. Nesses mercados, existe um motor 1.3 com essa solução, mas ele é diferente dos motores 1.0 e 1.2 conhecidos aqui. Portanto, a corrente de sincronização desse motor não é compatível com os motores utilizados no Brasil.

Para mais informações sobre o custo de troca da correia dentada banhada a óleo da Chevrolet, você pode conferir aqui. Além disso, se você está curioso sobre a questão da correia dentada banhada a óleo ter sido banida nos EUA, uma matéria do site Autopapo explica tudo neste artigo.

Por fim, é essencial entender que a troca de correia dentada por corrente é uma decisão que deve ser cuidadosamente avaliada, considerando as especificações do motor e as recomendações do fabricante. A escolha entre correia e corrente pode impactar diretamente a eficiência e o desempenho do motor, por isso é fundamental buscar informações precisas e confiáveis antes de realizar qualquer modificação.

Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

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