Volkswagen Tera: Retorno do SUV Popular em Alta!

Roberto Soares

O Volkswagen Tera, novo SUV de entrada da marca no Brasil, será apresentado oficialmente durante o Carnaval carioca, em 2 de março. O modelo, que terá a versão topo de linha chamada “High”, promete ser mais acessível e diferente dos utilitários atuais da Volkswagen. Posicionado abaixo do Nivus e T-Cross, o Tera terá preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, com potencial para se tornar o SUV mais vendido da fabricante no país.

Detalhes do Lançamento do Volkswagen Tera

O aguardado Volkswagen Tera será revelado em um evento especial durante o Carnaval no Rio de Janeiro. A versão “High” do Tera, que remete ao antigo Up!, será a mais sofisticada do modelo. A escolha do nome “High” é uma simplificação do tradicional “Highline”, usado em outros veículos da marca, indicando uma proposta mais acessível.

A Volkswagen ainda não divulgou todas as configurações do Tera, mas já se sabe que ele ficará abaixo do Nivus e T-Cross em termos de preço. Com valores entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, o Tera tem potencial para se tornar o SUV mais vendido da marca no Brasil. Atualmente, o T-Cross tem preços entre R$ 119.990 e R$ 184.490, enquanto o Nivus varia de R$ 143.990 a R$ 160.790.

Especificações e Design do Volkswagen Tera

O design do Tera lembra um Porsche, segundo executivos da Volkswagen. A versão mais cara pode vir equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de LED, características vistas no modelo durante o Rock in Rio. O motor TSI 170 de 116 cv e 16,8 kgfm de torque será uma das opções, com transmissão manual de cinco ou automática de seis velocidades.

Para as versões mais básicas, o Tera contará com o motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv, o mesmo do Polo Track. Construído sobre a plataforma MQB A0, o Tera terá medidas semelhantes ao Polo e Nivus, com entre-eixos de 2,57 metros. Ele competirá diretamente com modelos como Renault Kardian e Fiat Pulse, que têm preços iniciais de R$ 106.990 e R$ 107.990, respectivamente.

Produção e Interior do Volkswagen Tera

O Volkswagen Tera será produzido na fábrica de Taubaté, São Paulo, utilizando a estrutura do Skoda Fabia. Elementos como as colunas A e B, portas laterais e base dos painéis internos serão compartilhados com o modelo europeu. O interior do Tera promete ser distinto dos outros modelos da Volkswagen no Brasil, mas com itens comuns ao Nivus, como a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Autoesporte

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

Quer receber todas as nossas matérias em tempo real?
Acesse nosso exclusivo Canal do Telegram

Receba as últimas notícias direto no seu e-mail

Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.