Munique. A contagem regressiva para o início do Campeonato Mundial de Superbike FIM 2025 está a todo vapor. A BMW Motorrad Motorsport concluiu uma intensa sessão dupla de testes. Na semana passada, a equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK esteve em Jerez de la Frontera, Espanha, com Michael van der Mark (NED). Esta semana, no teste de dois dias em Portimão, Portugal, o campeão mundial Toprak Razgatlıoğlu (TUR) se juntou à equipe após se recuperar de uma lesão no dedo.
Desafios e Adaptações
Além das condições climáticas adversas, as novas regulamentações complicaram o processo de desenvolvimento. De acordo com a mudança de regra da FIM, em vigor desde 23 de janeiro de 2025, o quadro Super-Concession usado no ano passado pela BMW não pode mais ser utilizado. Além disso, o limite de fluxo de combustível de 47 kg/h força todas as equipes a adotarem estratégias mais eficientes.
Apesar dos desafios, Toprak Razgatlıoğlu, mesmo com um dedo quebrado, conseguiu tempos de volta impressionantes. Michael van der Mark também teve que recuperar sua forma após um acidente em Jerez. A BMW estabeleceu uma base sólida com a nova M 1000 RR, pronta para a temporada.
Preparação para o WorldSBK 2025
A equipe de testes BMW Motorrad WorldSBK também esteve em ação em ambos os testes, com Sylvain Guintoli (FRA) e Markus Reiterberger (GER) pilotando a nova BMW M 1000 RR. Os dias de teste foram usados para um trabalho intensivo de configuração na nova superbike, com colaboração estreita entre as equipes de corrida e teste em preparação para a missão de defesa do título.
A temporada WorldSBK 2025 começa de 21 a 23 de fevereiro em Phillip Island, Austrália, com outro teste de dois dias agendado lá antes do início das corridas.
Reações dos Testes
Sven Blusch, Chefe da BMW Motorrad Motorsport: “Resumindo, estamos prontos para Phillip Island. Não foi o inverno mais fácil, especialmente com os dias chuvosos e o tempo limitado de pista seca. No entanto, no primeiro dia em Portimão, conseguimos mostrar bem onde estamos. Estamos muito felizes que a lesão de Toprak está se curando. Ele ainda não está 100%, mas já provou na pista o potencial que ele e a BMW terão este ano novamente.”
Christian Gonschor, Diretor Técnico da BMW Motorrad Motorsport: “É sempre um prazer ver a equipe de fábrica e a equipe de testes juntas na pista, experimentando como os respectivos técnicos e pilotos se sincronizam, trocam informações e desenvolvem colaborativamente a moto de 2025. A equipe de testes testou em todas as condições climáticas, estabeleceu bases sólidas e confirmou as peças finais para o uso na corrida de 2025.”
Shaun Muir, Diretor da Equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK: “Em Jerez, obviamente, testamos apenas com Michael e estamos felizes com a situação dele em termos do trabalho que ele fez com os itens de teste. Estamos realmente felizes com o pacote até agora. Em Portimão, estávamos principalmente lutando para contornar a situação climática, então o tempo de pista que se revelou muito valioso foi no primeiro dia à tarde.”
Toprak Razgatlıoğlu (Equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK): “Para mim, o teste em Portimão, especialmente o primeiro dia, foi realmente positivo. Tentamos algumas novas peças e configurações e funcionou muito bem. Estou feliz e parece que estamos prontos para a corrida de Phillip Island. O teste também foi muito importante para mim após minha lesão; meu dedo estava quebrado e eu não podia pilotar uma moto por quase dois meses.”
Michael van der Mark (Equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK): “Foi realmente bom estar de volta à pista após a pausa de inverno. Tivemos azar com o clima durante os dois testes em Jerez e Portimão. De qualquer forma, acho que começamos em um nível muito bom. Com certeza você sempre quer tentar coisas novas em uma moto, especialmente com uma nova moto como a nossa, mas o nível já estava tão bom.”
Markus Reiterberger (Equipe de Testes BMW Motorrad WorldSBK): “Infelizmente, não tivemos o melhor clima durante os testes de pré-temporada, mas isso foi o caso para todas as equipes e pilotos. O clima estava bastante misto em ambos os testes, e também relativamente frio. No entanto, tentamos o nosso melhor para completar nosso programa de testes e rodamos muitas voltas.”
Sylvain Guintoli (Equipe de Testes BMW Motorrad WorldSBK): “Na verdade, não estou me sentindo muito bem, então só testei no primeiro dia em Portimão. Ainda consegui fazer mais de 70 voltas, mas não pude testar no segundo dia. De qualquer forma, em geral, os testes de inverno foram bons, definitivamente tivemos condições climáticas desafiadoras em Jerez e Portimão, mas fizemos o que queríamos fazer.”
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via BMW Group Press
Foto BMW