O Toyota Etios, lançado em 2012, é um carro que, apesar de um início conturbado, conquistou seu espaço no mercado brasileiro. Conhecido por sua mecânica confiável e espaço interno, o Etios é uma opção prática para quem busca um veículo usado. Vamos explorar 10 fatos sobre o Toyota Etios 2018, que recebeu melhorias significativas em desempenho e acabamento.
História e Evolução do Toyota Etios
O Toyota Etios chegou ao Brasil em 2012, disponível nas versões hatchback e sedã. Produzido na fábrica de Sorocaba, SP, o modelo foi o primeiro a utilizar a plataforma Entry Family Car (EFC). Em 2014, a Toyota introduziu a controversa versão Cross, que não agradou a todos.
Em 2017, o Etios passou por uma reestilização que incluiu mudanças nos para-choques e grade. As atualizações mecânicas trouxeram motores recalibrados com comando variável de válvulas, aumentando a potência. Além disso, surgiram versões com câmbio automático e manual de seis marchas.
O modelo 2018 recebeu novos para-choques e grade, além de melhorias no equipamento. Em 2021, a produção do Etios foi encerrada para dar lugar ao Corolla Cross e aumentar a produção do Yaris. Durante seus nove anos de mercado, foram produzidas cerca de 620 mil unidades do Etios hatch e sedã.
Desempenho e Espaço Interno
O desempenho sempre foi um ponto forte do Toyota Etios. Os motores 1.3 16V e 1.5 16V oferecem um desempenho honesto, especialmente para uso urbano. O modelo 2018 conta com motores recalibrados e câmbio manual de seis marchas, proporcionando acelerações mais rápidas.
O motor 1.3 entrega 98 cv com etanol e 88 cv com gasolina, enquanto o 1.5 oferece 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina. O câmbio automático de quatro marchas, embora menos ágil, é ideal para quem busca conforto na cidade.
O espaço interno do Etios é surpreendente. Com 2,46 metros de distância entre eixos, o banco traseiro acomoda confortavelmente dois adultos e uma criança. No entanto, o porta-malas tem capacidade limitada de 270 litros.
Simplicidade e Versões Especiais
O acabamento interno do Etios é simples, com materiais básicos no revestimento. O painel digital e novos revestimentos introduzidos em 2018 melhoraram o aspecto geral, mas ainda há falhas nos encaixes.
A versão aventureira Etios Cross, lançada em 2013, não teve grande sucesso e foi descontinuada em 2018. O modelo adotou detalhes típicos de aventureiros, como molduras escurecidas, mas não agradou a todos.
Além disso, o Etios teve uma versão furgão, produzida até 2024 para mercados latinos, como Argentina, Paraguai e Peru. Essa configuração incluía grade divisória na cabine e vidros jateados.
Manutenção e Problemas Comuns
O Toyota Etios 2018 é conhecido por sua durabilidade e manutenção acessível. As peças têm preços dentro da média, e o modelo não possui má reputação entre os mecânicos. No entanto, alguns problemas são relatados, como desgaste precoce do sistema de embreagem e infiltrações de água na cabine.
Os recalls incluem a troca do airbag do passageiro em unidades produzidas entre 2012 e 2017 e a substituição do airbag do motorista em unidades de 2015 a 2017.
Para quem busca um Etios 2018, a versão Platinum com motor 1.5 e câmbio automático é uma boa escolha. Ela vem equipada com câmera e sensor de ré, ABS, airbag duplo, ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro e central multimídia com tela de 5”.
Os preços médios no mercado de usados, segundo a KBB Brasil, variam entre R$ 63.587 e R$ 67.149 para lojas, R$ 57.095 e R$ 60.568 para particulares, e R$ 46.394 e R$ 51.175 para trocas.
Galeria Toyota Etios
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Via AutoPapo