O Volvo EX90 elétrico é o primeiro SUV elétrico de sete lugares da marca sueca a chegar ao mercado brasileiro. Com um preço de R$ 849.990, o modelo já está em pré-venda e as entregas estão previstas para abril de 2025. Inicialmente programado para 2024, o lançamento foi adiado devido a imprevistos. O EX90 é apresentado como o substituto do Volvo XC90, mas ambos coexistirão no mercado, com o XC90 disponível em versões híbridas.
Características do Volvo EX90

O EX90 chega em uma única versão de acabamento, chamada Ultra Performance. Equipado com dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, o SUV oferece uma potência combinada de 524 cv e 92,8 kfgm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e possui uma autonomia de até 459 km, conforme dados do Inmetro.
Em termos de dimensões, o EX90 impressiona com 5,04 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,96 m de largura e quase 2,98 m de entre-eixos. O porta-malas é espaçoso, com capacidade de 310 litros com os sete lugares, 655 litros com a terceira fileira rebatida e 1.915 litros ao rebaixar também a do meio.
Design e Interior




O interior do SUV elétrico destaca-se pelo minimalismo, com poucos botões e a maioria das funções controladas pela central multimídia de 14,5 polegadas. Há também uma segunda tela de 9 polegadas, chamada de “tela do condutor de relance”, localizada na coluna do volante. O acabamento em tons neutros, com detalhes em madeira e estofado dos bancos em bege ou preto, confere um ar de sofisticação.
O painel de instrumentos é simplificado, mas conta com duas telas de auxílio ao motorista. O EX90 vem equipado com diversas funções de segurança, como airbags com acionamento em duas etapas, airbag do joelho para o motorista, sistema de proteção contra lesões cervicais e proteção contra impacto lateral. Além disso, possui oito câmeras, cinco radares, Pilot Assist, LiDAR, 16 sensores ultrassônicos e sensoriamento de ocupantes.
Tecnologia e Conforto
O Volvo EX90 oferece conforto com opções de massagem nos bancos dianteiros, assento elétrico do passageiro e do motorista (com função de memória), suporte lombar elétrico com quatro níveis de ajuste, sistema climático de quatro zonas, ar-condicionado e aquecedor elétrico de cabine. Os bancos da segunda e terceira fileira podem ser rebatidos para aumentar a capacidade do porta-malas.
O modelo também conta com um nível avançado de tecnologia, que, com a ajuda de Inteligência Artificial, permite interpretação de dados e atualizações de software para aumentar a segurança. Em outras palavras, o veículo “aprende” novas funções e, no futuro, pode se tornar autônomo.
O novo Volvo EX90 estará disponível nas concessionárias em abril, com previsão de entrega dos primeiros carros para os clientes a partir desse mês.
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Imagem Divulgação/Volvo