As vendas da Ford caíram quase 9% em fevereiro, intensificando um início de ano já lento. A empresa agora está atrás de sua produção de 2024 em mais de 25.000 unidades, representando uma queda de 7,7% no acumulado do ano. Se você é fã do Mustang, pode torcer para que os compradores estejam apenas esperando o frio de 2025 passar, já que as vendas do carro a gasolina estão mornas.
Queda nas vendas Mustang e o impacto no mercado
Grande parte das vendas perdidas pode ser atribuída à ausência do descontinuado Ford Edge, que adicionou quase 19.000 unidades ao balanço da Ford até fevereiro de 2024. No entanto, a Ford não pode culpar a queda de 14,6% da Lincoln em modelos descontinuados. Todos os modelos da subsidiária de luxo registraram queda em 2025, variando de 9,6% no Nautilus a mais de 26% no Aviator.
Em relação ao Mustang, a Ford vendeu 2.792 unidades em fevereiro e 5.191 nos primeiros dois meses do ano. Em 2024, foram 4.115 e 7.886 unidades, respectivamente. O clima, especialmente no Meio-Oeste e Nordeste, onde o inverno foi mais rigoroso, pode ser um fator.
O crescimento do Mach-E e a performance dos veículos elétricos
Enquanto o Mustang enfrenta dificuldades, o Mach-E está em alta. Ele superou novamente seu primo a gasolina em fevereiro, com as vendas do EV subindo quase 62% em 2025. Isso ajudou a impulsionar a linha elétrica da Ford em 17,7% até agora. As vendas de híbridos da Ford cresceram ainda mais, 23,5% até o momento. Em contrapartida, as vendas de veículos a gasolina caíram 11,1% no ano.
Falando em gasolina, a série F está de volta ao seu ritmo. As vendas aumentaram 17,3% este ano (14,4% em fevereiro) após anos de estagnação. O F-150 Lightning, por outro lado, ainda enfrenta dificuldades, com volume caindo mais de 15% em 2025, sendo superado pelo Mach-E.
Desempenho dos SUVs e caminhonetes da Ford
No segmento de caminhonetes e SUVs, o Ranger ainda está se recuperando do redesign, dificultando a comparação com o ano passado, quando não havia novos modelos para vender. A Ford vendeu 8.950 Rangers em 2025, quase metade do volume do menor Ford Maverick, que também enfrenta uma queda. O modelo atualizado está chegando às concessionárias, incluindo a aguardada versão híbrida com tração nas quatro rodas.
Além do desempenho da série F, o Bronco teve um aumento saudável de 21% nas vendas em 2025. Isso pode posicioná-lo para competir com o Jeep Wrangler, que até agora resistiu bem à concorrência do Bronco. Será que este será o ano do Bronco? Teremos que esperar os números do primeiro trimestre para uma visão mais clara do segmento.
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Via The Drive