A GAC Motor Brasil 2025 está se preparando para iniciar suas operações no Brasil no segundo trimestre de 2025. A montadora chinesa, conhecida por sua submarca GAC Aion, planeja trazer três modelos elétricos: Y Plus, Hyptec HT e ES. O primeiro lote, com cerca de 300 unidades, já foi embarcado na China e deve chegar ao Brasil em abril. Além dos modelos elétricos, a empresa também oferecerá opções híbridas e híbridas flex, desenvolvidas especificamente para o mercado brasileiro.
Investimentos e Expansão
Para fortalecer sua presença no Brasil, a GAC anunciou um investimento de R$ 6 bilhões nos próximos cinco anos. Este investimento visa não apenas a comercialização de veículos, mas também a criação de uma infraestrutura robusta para suporte e manutenção. A empresa nomeou 20 grupos para abrir concessionárias nas principais capitais e grandes centros urbanos. A expectativa é que algumas dessas unidades sejam inauguradas no início das operações, com uma expansão planejada até o final do ano.
Além disso, a GAC estabeleceu um centro de distribuição de peças em Cajamar, São Paulo, com 2 mil metros quadrados. Este centro será crucial para garantir a disponibilidade de peças e suporte técnico para os veículos vendidos no país.
Modelos de Carros

O Aion Y Plus é um SUV elétrico compacto com 4,54 metros de comprimento. Equipado com um motor de 136 cv, ele oferece uma autonomia de 318 quilômetros, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Já o Hyptec HT se destaca por suas portas traseiras em estilo gaivota e está disponível em duas versões, com potências de 245 cv e 340 cv, e autonomia de 362 quilômetros. As baterias variam de 70 kWh a 99,5 kWh.

O Aion ES, por sua vez, é um sedã elétrico com 4,81 metros de comprimento, motor de 136 cv e alcance de 314 quilômetros, também de acordo com o PBEV. Esses modelos refletem o compromisso da GAC em oferecer veículos modernos e eficientes para o mercado brasileiro.

Pesquisa e Desenvolvimento
A GAC Motor assinou um acordo com três universidades federais brasileiras para criar um centro de pesquisa e desenvolvimento. Este centro focará na adaptação e desenvolvimento de tecnologias de propulsão híbrida flex, visando atender às necessidades específicas do mercado local. A empresa também planeja instalar uma fábrica nacional nos próximos anos, com a meta de produzir até 15 modelos nacionais até 2030.
Com mais de uma década de experiência na indústria automotiva, a GAC é a quinta maior fabricante de automóveis da China. Em 2023, a empresa produziu 2,5 milhões de veículos globalmente, incluindo modelos eletrificados e a combustão, e registrou uma receita de US$ 85 bilhões. A GAC emprega mais de 110 mil trabalhadores em todo o mundo e está presente em 74 países, com centros de distribuição de peças no Panamá, Emirados Árabes Unidos, México e Rússia.
Para mais informações sobre a expansão de montadoras chinesas no Brasil, confira o artigo sobre a parceria entre Renault e Geely e a chegada do Grupo Chery com Omoda & Jaecoo.
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Foto: IMXpo