Renault e Geely firmaram um acordo para produzir e comercializar veículos híbridos e elétricos no Brasil. A parceria permitirá que a Renault fabrique esses veículos em sua planta em São José dos Pinhais, Paraná, enquanto a Geely se tornará acionista minoritária da Renault do Brasil. O valor do investimento não foi divulgado, mas a Geely terá acesso à infraestrutura de produção, vendas e serviços da Renault. O acordo ainda depende de aprovações regulatórias.
Parceria Estratégica entre Renault e Geely
A Renault e a Geely já são parceiras na joint-venture Horse, que produz motores para modelos como Kardian e Duster. Além disso, as empresas têm uma colaboração na Coreia do Sul, onde a Geely detém 34% das ações da Renault. Essa parceria resultou no desenvolvimento do Grand Koleos, um SUV híbrido plug-in que compartilha a plataforma CMA com o Volvo XC40. O Grand Koleos será lançado no Brasil em 2025.
Detalhes do Acordo Renault Geely Brasil
O acordo entre Renault e Geely no Brasil segue um modelo semelhante ao da parceria na Coreia do Sul. A sociedade será limitada à Renault do Brasil, sem impacto em outras divisões sul-americanas da fabricante francesa. A Geely utilizará a infraestrutura da Renault para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, mas as marcas serão tratadas como independentes e concorrentes.
A Geely planeja produzir dois veículos no Brasil entre 2026 e 2027, utilizando a fábrica da Renault no Paraná. No entanto, ainda não está claro se esses modelos serão elétricos, híbridos ou a combustão. A adaptação da fábrica para veículos eletrificados exigirá investimentos significativos.
Expansão da Geely na América Latina
A Geely busca expandir sua presença na América Latina, com uma meta de crescimento de 60% nas vendas em 2025. Apesar de ser uma das maiores fabricantes da China, sua participação de mercado na região ainda é baixa. A negociação com a Renault envolve apenas a marca Geely, mas a empresa também considera lançar outras marcas no Brasil, como Volvo, Zeekr e Polestar.
Um dos modelos com potencial para produção no Paraná é o SUV médio elétrico EX5. A parceria pode permitir a comercialização conjunta de modelos Renault e Geely, como ocorre com o Grand Koleos na Coreia do Sul, vendido também como Geely Monjaro.
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Foto Reprodução/Renault