A Ferrari é sinônimo de elegância e desempenho, especialmente quando se trata de suas icônicas berlinettas. Desde a década de 1930, o termo berlinetta descreve um coupé de duas portas com um motor potente, ideal tanto para estradas quanto para corridas. Um dos primeiros modelos, o 166 S, venceu a Mille Miglia em 1948, impulsionado por um motor V12 de 2 litros que atingia 170 km/h. Em 1956, a Ferrari oficializou o nome com o lançamento do 250 GT Berlinetta.
O Legado da Berlinetta
A Ferrari F12 Berlinetta é um marco na história da marca, mas antes dela, o 250 GT Berlinetta já havia conquistado corações. Com carroceria da Scaglietti e motor V12 de 3 litros, o modelo dominou o Tour de France por quatro anos consecutivos. Em 1959, a Ferrari introduziu a versão passo corto, com uma distância entre eixos reduzida, diferenciando-a da versão passo lungo.
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Nos anos 60, a Ferrari continuou a evoluir o conceito de berlinetta. O 250 GT Berlinetta Lusso, desenhado por Pininfarina, trouxe um toque de luxo, sendo desejado por celebridades. A nomenclatura berlinetta se tornou padrão nos modelos esportivos da Ferrari, como o 275 GTB de 1964 e o moderno 296 GTB.
Inovações e Evolução
Em 1971, a Ferrari inovou com o 365 GT4 BB, onde “BB” significava Berlinetta Boxer. Equipado com um motor V12 de 4,4 litros, foi o primeiro carro de rua da Ferrari a atingir 300 km/h. Nos anos 80, o 328 GTB deu lugar ao 348 TB, com “t” para a caixa de câmbio transversal e “b” para berlinetta.
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Em 1997, a Ferrari lançou o F355 F1 Berlinetta, com transmissão manual eletro-hidráulica inspirada na Fórmula 1. Com um motor V8 de 380 cv, alcançava 295 km/h e acelerava de 0 a 100 em 4,7 segundos. A berlinetta voltou aos modelos de 12 cilindros com a introdução da Ferrari F12 Berlinetta em 2012.
Ferrari F12 Berlinetta: Um Ícone Moderno
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A Ferrari F12 Berlinetta redefiniu o conceito de berlinetta com seu motor V12 de 6262 cc, tornando-se o carro de produção mais rápido da marca. Com 740 cv, acelerava de 0 a 100 em apenas 3,1 segundos e atingia uma velocidade máxima de 340 km/h. A F12 Berlinetta inovou em aerodinâmica e usou 12 ligas diferentes para reduzir peso.
Em 2021, a Ferrari apresentou o 296 GTB, com um motor V6 híbrido plug-in de 3 litros, gerando 830 cv. Este modelo é o sucessor da linha de berlinettas V8 iniciada em 1975 com o 308 GTB, mantendo viva a herança da berlinetta.
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Imagens Acervo/Ferrari