Ford Tarifas Generalizadas: Impacto Global?

Roberto Soares

Jim Farley, CEO da Ford, expressou insatisfação com as políticas tarifárias do governo Trump, que afetam a indústria automotiva, sugerindo que tarifas mais abrangentes podem ser necessárias para equilibrar o mercado. Modelos importantes da Ford, como Bronco Sport, Maverick e Mustang Mach-E, são fabricados no México, enquanto o Lincoln Nautilus é produzido na China, o que pode impactar a empresa devido às tarifas de 25% e 10% sobre importações desses países.

A Ford está enfrentando desafios significativos devido às tarifas impostas pelo governo dos EUA. A empresa, que fabrica e importa veículos de países como Canadá, México e China, pode ser duramente atingida por essas medidas. Modelos populares como o Bronco Sport, Maverick e Mustang Mach-E são produzidos no México, enquanto o Lincoln Nautilus é montado na China e vendido nos EUA.

Jim Farley, CEO da Ford, destacou que as tarifas atuais criam uma vantagem para concorrentes que importam veículos de países como Japão e Coreia do Sul sem enfrentar novas tarifas. Ele argumenta que não se pode “escolher a dedo” um país ou outro, pois isso beneficia os concorrentes de importação. Farley sugere que uma política tarifária mais abrangente é necessária para a indústria.

Durante uma chamada de resultados do quarto trimestre da Ford, Farley mencionou que marcas como Toyota e Hyundai podem importar centenas de milhares de veículos sem enfrentar novas tarifas. Ele enfatizou que milhões de veículos entram nos EUA sem serem afetados por essas tarifas incrementais, e que uma política tarifária abrangente é essencial para o setor.

Ford tarifas generalizadas

Não é surpresa que a Ford se sinta injustamente visada. Embora seja uma marca americana, a Ford produz veículos como o Bronco Sport, Maverick e Mustang Mach-E no México e os importa para os EUA. Além disso, o Lincoln Nautilus é fabricado na China e vendido nos EUA. A Ford também planeja montar o exclusivo Mustang GTD no Canadá, o que a torna vulnerável às tarifas de 25% contra México e Canadá, além das tarifas de 10% sobre importações chinesas.

De acordo com a CNBC, 46,6% de todos os veículos novos vendidos nos EUA no ano passado foram produzidos internacionalmente. O México foi o maior importador, representando cerca de 16,2% de todas as vendas de veículos. A Coreia do Sul foi a segunda maior, com uma participação de 8,6%, seguida pelo Japão com 8,2%. Os veículos japoneses estão sujeitos a uma tarifa de 2,5%, mas isso é insignificante em comparação com as novas tarifas de 10% e 25% em outros mercados.

Não são apenas as marcas sul-coreanas, como o Hyundai Motor Group, que se beneficiam de não pagar tarifas. O principal concorrente da Ford, a GM, fabrica o Buick Encore GX e o Envista na Coreia do Sul e os importa para os EUA. Isso destaca a necessidade de uma análise tarifária abrangente para todos os países, como sugerido por Farley.

Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.

Via Carscoops

Foto Repositório Ford

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

Quer receber todas as nossas matérias em tempo real?
Acesse nosso exclusivo Canal do Telegram

Receba as últimas notícias direto no seu e-mail

Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.