Mercedes T80: O Gigante de 1939 na Busca pelo Recorde de Velocidade

Roberto Soares

O Mercedes T80 de 1939 é um ícone da busca pelo recorde de velocidade terrestre. Com mais de oito metros de comprimento e um motor de aeronave Daimler-Benz, o carro foi projetado para atingir até 650 km/h. No entanto, a Segunda Guerra Mundial impediu que as tentativas de quebra de recorde ocorressem. Mesmo assim, a fascinação pelo T 80 persiste, com sua carroceria e rodas originais expostas no Museu Mercedes-Benz.

O Fascínio do Mercedes T80

Desde 2006, o T 80 é exibido em uma parede no final da área “Legend 7: Silver Arrows – Races and Records” do museu. Apenas a carroceria original com seu espaço estrutural e rodas são mostrados, pois o chassi não visível externamente foi excluído por razões de peso. No entanto, os visitantes agora podem ver o chassi original do T 80, transformado em uma exposição fascinante pelo Mercedes-Benz Classic Center. Esta exibição inclui um espaço estrutural reconstruído e um modelo seccionado do motor DB 603, estreando no 25º Goodwood Festival of Speed em 2018.

Exposição Única

Os especialistas do Mercedes-Benz Classic reconstruíram o espaço estrutural do T 80 com base em desenhos originais. A construção, que utilizou cerca de 150 metros de tubos de aço, levou três meses no Mercedes-Benz Classic Center. O projeto de restauração começou em 2016, resultando em uma apresentação fiel ao design original de oito décadas atrás. O trabalho meticuloso garantiu que o interior do T 80 fosse exibido como foi originalmente projetado e construído.

O espaço estrutural, soldado à mão, é uma obra de precisão. A ideia do carro veio do piloto Hans Stuck, que, no final dos anos 1930, sonhava em quebrar o recorde mundial de velocidade terrestre. Ele apresentou seu plano a Wilhelm Kissel, presidente da Daimler-Benz AG, ao engenheiro Ferdinand Porsche e ao general da força aérea Ernst Udet. O objetivo era construir um carro mais rápido que qualquer outro veículo terrestre, uma tarefa ambiciosa, considerando os recordes estabelecidos por pilotos britânicos na época.

O Motor de Aeronave do T 80

Em 1936, um telegrama de Stuck para Kissel deu início ao projeto T 80. Em 1937, a Daimler-Benz AG firmou um contrato de design com Porsche. A busca por um motor adequado começou, com o motor de aeronave Mercedes-Benz DB 601 sendo um forte candidato. Este motor, usado em recordes de voo em 1938 e 1939, desenvolvia até 2.036 kW (2.770 PS). A instalação do motor exigia aprovação do ministério da aviação, obtida em fevereiro de 1937.

Em 1939, a Mercedes-Benz decidiu equipar o T 80 com o motor DB 603, ainda em fase de testes. Este motor V12 de 44,5 litros poderia desenvolver até 3.500 cv a 3.200 rpm durante uma tentativa de recorde. Para otimizar a força descendente, um modelo em escala do T 80 foi testado no túnel de vento Zeppelin em Friedrichshafen. As aletas de força descendente foram reduzidas em 3,65 metros quadrados após os testes.

Traços Autênticos

Com o início da Segunda Guerra Mundial, o projeto T 80 foi cancelado na primavera de 1940. A Mercedes-Benz devolveu o motor DB 603 ao ministério da aviação, e o veículo foi armazenado. Após a guerra, o carro foi exibido no museu da empresa na planta de Untertürkheim. Desde 2006, está em exibição no novo Museu Mercedes-Benz, junto com outros carros lendários de quebra de recordes.

Agora, o chassi original pode ser visto em todo o seu esplendor. O espaço estrutural, criado com base em desenhos dos anos 1930, revela a forma e as dimensões do veículo, além de oferecer uma visão clara do interior do T 80. O cockpit completo, com volante de couro, pedais e instrumentos, além do assento do motorista com estofamento original, está em exibição.

Ao lado do assento do motorista, está a placa original com a inscrição “Daimler-Benz Aktiengesellschaft Type 80”, o número do chassi e o número do pedido. Junto com o espaço estrutural replicado e as novas rodas raiadas, o chassi convida o visitante a uma viagem no tempo, com a sensação de uma velocidade recorde bem acima de 600 km/h.

Mercedes T80 – Galeria

Fotos Divulgação/Museu Mercedes-Benz

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

Quer receber todas as nossas matérias em tempo real?
Acesse nosso exclusivo Canal do Telegram

Receba as últimas notícias direto no seu e-mail