O Brasil está novamente no mapa dos hipercarros com a chegada de dois modelos Pagani, após quase 15 anos sem a presença da marca no país. Nos anos 2010, a extinta Platinuss trouxe três exemplares do Zonda, que logo foram vendidos para o exterior. Em 2025, o cenário muda com a chegada do Huayra R Evo e do Pagani Utopia. O primeiro veio temporariamente para a GT Series Cup, enquanto o Utopia veio para ficar, tornando-se o carro mais caro do Brasil, com um valor estimado em R$ 60.000.000.
Detalhes do Pagani Utopia no Brasil
O Pagani Utopia é um marco no cenário automotivo brasileiro. Com um preço base de US$ 3.400.000, o valor pode aumentar significativamente com o programa de customização. A unidade que chegou ao Brasil é uma versão de desenvolvimento, com um esquema de cores exclusivo: branco Benny Bianco Gloss e azul Blu Danubio Gloss. Este exemplar é único, com rodas aeroblade, pinças vermelhas e um interior sofisticado, combinando Alcantara cinza escura, couro Malevic e fibra de carbono exposta.
O nome Utopia é sugestivo, especialmente em 2025, simbolizando um sonho que se tornou realidade para apenas 99 proprietários. Este carro é uma obra de arte sobre rodas, esculpido com titânio e fibra de carbono, refletindo a obsessão de Horacio Pagani por detalhes. Apresentado em 2022 como sucessor do Huayra, o Utopia rejeita a eletrificação, mantendo-se fiel à combustão, mostrando que ouvir os clientes ainda é essencial na criação de um carro.
Especificações Técnicas do Pagani Utopia
O coração do Utopia é um motor V12 da Mercedes-AMG, com 6.0 litros biturbo, entregando 864 cv a 6.000 rpm e 112,2 kgfm de torque entre 2.800 rpm e 5.900 rpm. Para acompanhar essa potência, o Utopia oferece um câmbio manual de sete marchas da Xtrac, uma escolha ousada nos dias de hoje. Para quem prefere, há uma transmissão manual automatizada de sete marchas, considerada a mais rápida do tipo.
O monocoque do Utopia é uma combinação de Carbo-Titanium HP62 G2 e Carbo-Triax HP62, materiais proprietários da Pagani. Esses compósitos garantem rigidez e leveza, com menos de 1.280 kg, um feito notável para um hipercarro V12 biturbo. O escapamento de titânio com revestimento cerâmico pesa apenas 6 kg, enquanto o volante e as rodas, esculpidos em alumínio, são incrivelmente leves.
As rodas do Utopia são calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, desenvolvidos especialmente para ele, com a silhueta do carro gravada na lateral. Os freios são de carbono-cerâmica, com pinças de seis pistões na dianteira e quatro na traseira, garantindo desempenho excepcional.
Interior e Exclusividade do Pagani Utopia
O interior do Utopia é minimalista, eliminando telas e mantendo tudo analógico. Em um mundo de hipercarros digitalizados, o Utopia se destaca com instrumentos de ponteiros e botões usinados, focando na ergonomia voltada à direção. O painel é um espetáculo, com detalhes em alumínio sólido, couro e fibra de carbono.
Este carro é uma rebeldia contra a eletrificação e a pasteurização dos esportivos modernos. Ele acelera de zero a 100 km/h em cerca de 3 segundos e atinge 350 km/h, rivalizando com supercarros repletos de eletrônica. A permanência do Utopia no Brasil é incerta, mas sua presença já é um marco. Nenhum Pagani desvalorizou até hoje, e os Zonda estão entre os carros mais caros do século XXI.
A valorização inesperada é tentadora, mas, por enquanto, o Pagani do momento está no Brasil, acelerando como foi projetado para fazer. Vamos aproveitar a presença deste supercarro especial entre nós, algo que parecia utópico, mas se tornou realidade.
Pagani Utopia – Galeria de Fotos
















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