A Toyota está se preparando para uma nova investida no mercado de carros esportivos, trazendo de volta os icônicos nomes Celica e MR2, além de um novo carro-chefe da Lexus, inspirado no lendário Lexus LFA. Este trio de veículos a combustão formará a espinha dorsal de uma linha de carros esportivos renovada, preenchendo lacunas deixadas pelo GR Supra e pelo GR86, que tiveram suas vendas interrompidas na Europa devido a regulamentações de segurança da UE.
O Retorno dos Clássicos: Toyota novo MR2 Celica Lexus
A reintrodução dos nomes Celica e MR2 faz parte da ambição do presidente da Toyota, Akio Toyoda, de trazer de volta os “três irmãos”. Junto com o GR Yaris e o GR Supra, que deve ganhar uma nova geração em breve, esses modelos visam renovar o apelo esportivo da Toyota.
O Celica e o MR2 serão equipados com um novo motor turbo de quatro cilindros, chamado G20E, que foi apresentado no Tokyo Auto Salon. Este motor pode desenvolver mais de 400bhp em sua versão para as ruas e até 600bhp em aplicações de automobilismo.
Curiosamente, o G20E fez sua estreia pública em um GR Yaris modificado, chamado M Concept, onde foi montado atrás dos bancos traseiros, mantendo o sistema de tração nas quatro rodas. Essa configuração, semelhante aos carros de rali do Grupo B dos anos 1980, pode entrar em produção.
O Futuro do MR2 e Celica
O conceito M deve evoluir para o novo MR2, que sempre foi conhecido por seu layout de motor central. O design pode se inspirar no FT-Se concept, apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio em 2023. Apesar de ser elétrico, o FT-Se tinha a silhueta tradicional de um carro esportivo com motor central.
O ciclo de desenvolvimento típico de quatro anos sugere que o novo MR2 estará pronto para produção por volta de 2028. No entanto, a Toyota pode acelerar seu desenvolvimento para que ele esteja disponível antes das restrições à venda de carros a gasolina em mercados importantes, como o Reino Unido e a UE.
O Celica, por sua vez, deve ser o primeiro dos novos modelos a chegar, provavelmente com o motor montado na frente e tração nas quatro rodas. Ele pode reviver o nome GT-Four, usado em versões especiais de homologação do Celica para o Campeonato Mundial de Rali nas décadas de 1980 e 1990.
O Novo Supercarro da Lexus
O sucessor do Lexus LFA está sendo moldado pelo automobilismo, pré-visualizado pelo GR GT3 concept revelado há três anos. Este novo supercarro foi visto em testes em circuitos europeus, como Spa-Francorchamps e Nürburgring Nordschleife, e deve estar pronto para competições de alto nível em 2026.
As regras de homologação da FIA exigem que qualquer carro de corrida GT3 compartilhe seu design básico de carroceria com um carro de rua relacionado, indicando a chegada de um carro de rua antes do modelo de corrida.
Ao contrário do Celica e do MR2, o novo Lexus será movido por um potente motor V8 com dois turbocompressores. Ele deve produzir entre 500 e 600bhp em sua versão de corrida, com o carro pesando no máximo 1300kg, conforme as limitações das regras GT3.
O carro de rua deve incluir um elemento de hibridização. Fotógrafos espiões da Autocar relataram que os protótipos se movem silenciosamente a partir da imobilidade, com o motor ligando apenas alguns metros depois.
A Lexus ainda não anunciou um nome, mas registrou a marca LFR, que refletiria o posicionamento do carro como sucessor do LFA e sua alta performance.
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Via Autocar