A História das Chevrolet S10 Elétrica Anos 90: Sobrevivência e Restauração

Roberto Soares

Nos anos 90, a expectativa de que os carros elétricos dominariam o mercado era alta. A General Motors (GM) surpreendeu muitos com o lançamento do EV-1, um veículo que prometia revolucionar o setor, mas que teve seu desenvolvimento interrompido abruptamente. No entanto, outro modelo elétrico da GM, menos conhecido, também surgiu nessa época: a Chevrolet S10 elétrica anos 90.

O Legado da Chevrolet S10 Elétrica

A Chevrolet S10 elétrica anos 90 foi produzida entre 1997 e 1998, com apenas 492 unidades fabricadas. Destas, apenas 60 sobreviveram à destruição em massa que também afetou os EV-1. A maioria das unidades restantes foi destinada a veículos governamentais. Keith Dillman, um entusiasta, possui três dessas raridades, todas de 1997, que ele acredita terem servido na base aérea de Robbins.

Dillman compartilhou que, apesar do apoio da GM, o projeto da S10 elétrica enfrentou desafios significativos, principalmente devido às baterias de chumbo-ácido, que se mostraram ineficazes. Ele adquiriu sua primeira S10 elétrica em 2018 e, desde então, tem trabalhado para restaurá-la, aguardando a chegada de um novo conjunto de baterias de lítio-ferro-fosfato.

Desafios e Soluções

Dillman tem se dedicado a reparar suas S10 elétricas, garantindo que todos os componentes que operam no circuito de 12 volts funcionem corretamente. Um dos veículos ainda possui um aquecedor a diesel funcional, uma solução para o problema do sistema de bomba de calor em temperaturas frias. Este aquecedor utiliza um pequeno tanque de diesel e um escapamento de aço inoxidável.

Encontrar peças para a S10 elétrica é um desafio. Dillman descobriu que os números de peça para a S10 elétrica e o EV-1 começam com “2700”. Ele adquiriu várias peças no site da Vintage Parts, muitas vezes sem saber exatamente o que estava comprando devido à falta de descrições detalhadas.

O Futuro das S10 Elétricas

A busca por baterias adequadas levou Dillman e outros proprietários a encomendar baterias de lítio-ferro-fosfato da Trajectory EV, na Califórnia. O custo de cada conjunto é de US$ 12.000, e Dillman planeja usar uma única bateria em seus três veículos, preservando-a durante o inverno para prolongar sua vida útil. Com a nova bateria, a S10 elétrica deve alcançar uma autonomia de 150 milhas, uma melhoria significativa em relação às 60 milhas que as baterias de chumbo-ácido ofereciam.

Dillman vê suas S10 elétricas como veículos de coleção, destinados a passeios de fim de semana e exibições em eventos automotivos. Ele está determinado a mantê-las completas, mas reconhece que pode precisar usar uma delas como fonte de peças no futuro.

Além de Dillman, há rumores de outro colecionador que possui cerca de 80% das S10 elétricas restantes, embora estejam em condições precárias. Essa história ainda pode render novos capítulos, à medida que mais informações sobre esses veículos raros venham à tona.

Chevrolet S10 Elétrica Anos 90 – Galeria de Fotos

Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.

Via The Drive

Roberto Soares

Roberto é um entusiasta dedicado à tecnologia e à mobilidade, além de ser apaixonado pela escrita. Com formação em Engenharia e Gestão de Empresas, ele possui mais de 20 anos de experiência no setor automotivo.

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