O CEO da Ford, Jim Farley, destacou os desafios econômicos dos SUVs e caminhonetes elétricos de grande porte, citando peso, aerodinâmica e custo das baterias como principais obstáculos, e anunciou foco em veículos elétricos menores e híbridos.
Durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2024, Jim Farley, CEO da Ford, abordou as dificuldades enfrentadas pelos carros elétricos de grande porte. Ele destacou que esses veículos, como SUVs e caminhonetes, sofrem com problemas econômicos devido ao peso elevado, aerodinâmica desfavorável e a necessidade de baterias grandes e caras.
Farley explicou que esses fatores tornam os veículos pouco viáveis para clientes do varejo que buscam opções para longas viagens ou com alto poder de reboque. Ele mencionou especificamente SUVs de grande porte, como o Ford Expedition, e afirmou que a Ford pretende focar em veículos elétricos de pequeno e médio porte, que são mais acessíveis e adequados para o uso diário.
Planos para Veículos Elétricos e Híbridos
A Ford está planejando lançar uma picape elétrica de médio porte, além de uma nova linha de veículos elétricos (EVs) e híbridos. Esses modelos híbridos e elétricos de alcance estendido (EREVs) combinam um motor elétrico com um gerador a gasolina, proporcionando maior autonomia.
Farley destacou que, enquanto os EVs pesados são mais adequados para clientes comerciais, os consumidores não estão dispostos a pagar altos preços por grandes caminhonetes elétricas. Ele citou como exemplo as vendas abaixo do esperado de picapes elétricas como o Tesla Cybertruck e o Ford F-150 Lightning, que enfrentam desafios de preço e eficiência.
O CEO também mencionou que a lucratividade dos grandes veículos virá de híbridos e EREVs, que oferecem um alcance extenso com o uso de gasolina, mas ainda priorizam o desempenho elétrico. A Ford está focada no desenvolvimento de veículos acessíveis e de alto volume, acreditando que esses modelos serão ideais para o futuro dos EVs, com baterias menores e mais eficientes.
Este conteúdo foi auxiliado por IA, mas escrito e revisado por um humano.
Via Olhar Digital
Foto Nova Ford Ranger 2025 híbrida (Divulgação/Ford)